26/06/2015 15h04 - Atualizado em 26/06/2015 15h04

Vitória na educação: Mucuri terá colégio universitário já em 2016

Articulação do Prefeito Paulinho com o Governo do Estado, Mucuri acaba de receber uma excelente notícia que pode mudar os rumos da educação no município. Mucuri ganhará um colégio universitário, a iniciar em 2016.

Isso significa que os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem a prova do Enem 2015, em outubro, já poderão usar sua nota para disputar uma vaga e até mesmo cursar o ensino superior sem sair de seu município no ano que vem.

O Prefeito Paulinho e o Secretário Municipal de Educação, Antônio Benedito Batista, o popular Azeitona, confirmaram a novidade. "Esta também é uma forma de cumprimento de uma das metas do Plano Municipal de Educação, que diz respeito ao ensino superior. O município não tem responsabilidade direta com a educação superior, mas temos responsabilidade com a educação como um todo. Por isso, eu e Azeitona nos comprometemos pessoalmente e conseguimos trazer o colégio universitário ao município”, comemorou Paulinho.

O colégio universitário nada mais é do que uma extensão da Universidade Federal do Sul do Bahia (UFSBA) no município. Estudantes do último ano do ensino médio usam as notas obtidas no Enem para fazer sua inscrição. Uma filtragem selecionará 40 estudantes, que poderão optar pelo curso que quer realizar. Ele já começa a estudar no ano seguinte a prova, em Itabatã, em uma sala que a Prefeitura destinará.

No primeiro ano, as aulas são universais, ou seja, com as matérias que compõe a grade curricular de qualquer curso superior. A partir do segundo ano, o aluno escolhe uma das universidades federais na região em que ele quer estudar. A UFSBA está hoje em Eunápolis, Itabuna e Teixeira de Freitas. Mas os alunos que optarem por cursos em licenciatura poderão realizar todo o curso em Mucuri mesmo. Também haverá parceria com Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), estendendo as possibilidades de cursos de graduação aos candidatos.

O Prefeito Paulinho celebrou a conquista. "Esta é uma vitória da educação em nosso município”. 

 

Da Redação Portal Sbn ( Portal Brasileiro de Noticias) /Ascom

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Nome

Comentário

2ce3a

Facebook

Vídeos

Outras Notícias