14/02/2015 10h14 - Atualizado em 14/02/2015 10h14

PM reforça policiamento para garantir a segurança no Carnaval

Um esquema especial foi montado para garantir a segurança do folião durante o período de Carnaval. As ações serão iniciadas na sexta (13) e serão estendidas até a quarta-feira (18). A Polícia Militar reforça a necessidade de a população adotar certos cuidados para a prevenção de crimes. Pequenas iniciativas podem contribuir com o trabalho policial e possibilitar que imprevistos não acabem com a diversão.
 
Só na Grande Vitória serão empregados mais de 1.500 policiais militares, em regime de escala extra. O que irá reforçar o policiamento ordinário.  A Polícia Militar estará de Norte a Sul do Estado, atuando nas praias, nos desfiles de blocos e onde houver aglomeração de pessoas curtindo a folia.
 
 O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), vai intensificar a fiscalização e orienta aos motoristas a dirigir com cautela. O BPTran lembra que o condutor deve verificar a manutenção do veículo e esteja sempre atento direção para minimizar os riscos de acidentes.
 
As ações de segurança também contarão com militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Batalhão de Missões Especiais (BME).
 
 A orientação da Polícia Militar é que o público ao sair para as ruas leve um documento de identificação, não carregue objetos de valor e altas quantias em dinheiro para evitar perdas, furtos ou roubos.
 
Confira outras dicas:
 
Na folia
 
• A PM orienta que em locais onde há grande concentração de pessoas o cidadão deve evitar ostentar relógios caros, joias, máquinas fotográficas, celulares ou aparelhos de MP3, pois estes locais são visados e de fácil mobilização dos marginais.
 
• Evite andar com carteira fazendo volume no bolso. Saia apenas com um documento de identificação e dinheiro para pequenas despesas. Outra sugestão é não usar caixas eletrônicos em locais isolados, principalmente noite, e nunca aceitar orientações de pessoas estranhas.
 
• Evite o excesso de bebida alcoólica e, se for beber, não dirija.
 
• Afaste-se de brigas e confusões. Não banque o curioso para saber o que está acontecendo.
 
• Em caso de ser vítima de alguma ação criminosa, não reaja e acione imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190, informando as características da pessoa e a direção que ela tomou.
 
Na praia
 
• É preciso tomar cuidado com objetos pessoais, já que se trata de um local de grande aglomeração de pessoas. Deixe objetos de valor em um lugar realmente seguro. A dica é manter a atenção e não se descuidar dos pertences na areia ou ao tomar banho de mar, por exemplo. Caso perceba alguma situação suspeita, ligue para o 190 e acione a PM.
 
• E para que a imprudência não atrapalhe o feriado, obedeça sinalização dos locais perigosos. Entre no mar com cuidado e não vá muito para o fundo (a profundidade máxima deve ser quando a água atinge o nível do umbigo);
 
• Permaneça longe de encostas e pedras; e se perceber alguém com dificuldades na água, mantenha a calma e chame imediatamente um salva-vidas.
 
Em casa
 
• Ao sair de casa, é importante que as trancas e fechaduras estejam em bom estado, para que assim, as ações de criminosos sejam dificultadas. Não deixar os cadeados do lado de fora das portas e portões também é outra sugestão. Deixá-los mostra é uma alternativa de demonstração que o morador não está na residência.
 
• A Polícia Militar também alerta aos cidadãos que não é aconselhável deixar as luzes das residências acesas, pois é fator determinante para apontar que a casa está vazia. Outra atitude indicada é desligar as campainhas eletrônicas. Criminosos têm como táticas apertá-las insistentemente até serem convencidos de que não há ninguém no local.
 
• Ao sair, peça aos vizinhos que prestem atenção a sua casa. Desta forma, a polícia pode ser acionada por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes- 190) quando os vizinhos detectarem alguma movimentação estranha.
 
No carro
 
• Antes de estacionar em via pública, observe a presença de pessoas suspeitas, pois são nestes momentos que os criminosos costumam abordar as vítimas.
 
• Estacione seu veículo em locais iluminados e movimentados; procure usar proteção adicional como trava de segurança e alarme.
 
• Tenha cuidado nos cruzamentos durante a noite. Respeite o limite de velocidade e tenha atenção para a sinalização de trânsito.
• Mantenha em dia a revisão do veículo para não haver contratempos na estrada. Verifique as condições dos pneus, retrovisores e a manutenção do motor.
 
• No trânsito não pare o carro para discutir freadas bruscas ou mesmo pequenas batidas, em especial noite. Com frequência os ladrões começam dessa maneira um assalto. Se o pneu de seu carro furou em local perigoso, não corra riscos. Andar um ou dois quilômetros com o pneu baixo ou vazio pode lhe trazer prejuízo menor do que ser assaltado.
 
Crianças
 
• Em locais com grande aglomeração, faça um crachá ou pulseira com nome da criança, endereço, telefone do responsável, assim a PM ou o organizador do evento pode localizar mais rapidamente os responsáveis no caso da criança se perder. 
 
• Oriente as crianças a procurarem ajuda de um policial sempre que precisarem (pessoalmente ou pelo telefone 190);
• Mantenha crianças sempre por perto, principalmente em praias e clubes;
 
• Não deixe que as crianças fiquem sozinhas em casa. Abandono de incapaz é crime, sujeito a reclusão, com pena que varia de um a cinco anos. As crianças também podem se envolver em acidentes domésticos estando sem a supervisão de um adulto.
 
• Mesmo que a criança esteja acompanhada em casa, é importante alertá-la para não abrir a porta para qualquer pessoa e a qualquer situação de emergência ligar para o 190.


Assessoria de Comunicação da Sesp

Gustavo Tenório

Notícias Relacionadas

Os comentários não estão disponíveis para essa notícia.

Facebook

Vídeos

Outras Notícias