Adolescente engole alfinete sem perceber e item acaba perfurando o coração

Adolescente engole alfinete sem perceber e item acaba perfurando o coração
05 setembro 20:16 2020 Imprimir notícia
Mundo

Enquanto fazia reparos nas próprias roupas, um adolescente de 17 anos engoliu um alfinete sem perceber. Dias depois, o americano foi internado com dores agudas no peito que se espalhavam para as costas e pioravam quando ele respirava fundo ou estava deitado. O caso foi relatado no The Journal of Emergency Medicine.

Os médicos submeteram o rapaz a um eletrocardiograma, que mostrou anormalidades na atividade elétrica do coração. A suspeita dos responsáveis pelo caso era que o adolescente tivesse perimiocardite, uma inflamação no músculo ou na membrana que cobre o órgão. Exames de sangue mostraram níveis altos de proteína, o que indicaria um problema no coração.

Foi apenas na tomografia que um “objeto linear metálico” alojado no coração foi identificado. Era um alfinete que estava no ventrículo direito do adolescente. O rapaz não lembrava de ter engolido nada, ou sofrido qualquer trauma no tórax, mas mencionou que reforma as próprias roupas e, às vezes, segura os alfinetes com a boca.

O americano precisou passar por uma cirurgia para retirar o objeto, que era, realmente, um alfinete. O caso é raro: na maioria das vezes, objetos estranhos que são engolidos acabam seguindo o sistema digestivo e são eliminados junto com as fezes.

Os médicos acreditam que o alfinete migrou do estômago para o coração, ou de alguma outra parte do sistema gastrointestinal, como o esôfago ou o intestino.

O caso chama atenção para uma possível mudança no protocolo para lidar com objetos estranhos engolidos. Alguns médicos só esperam que saia naturalmente, mas a probabilidade de que cause problemas pode obrigar as equipes clínicas a tomar outras providências.

“Deve-se considerar seriamente a remoção de tudo que for afiado ou linear engolido, para prevenir complicações devido à migração”, escrevem os médicos no artigo que descreve o caso. O rapaz se recuperou da cirurgia e não teve maiores complicações.

PORTAL  SBN

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês