Águia Branca é a cidade do ES com maior índice de isolamento social

Águia Branca é a cidade do ES com maior índice de isolamento social
27 junho 11:03 2020 Imprimir notícia
Espírito Santo

Com um índice médio de isolamento social de 69,88%, Águia Branca, na região Noroeste, é o município do Espírito Santo em que os moradores mais vêm cumprindo a determinação de permanecer em casa durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Isso significa dizer que de cada dez moradores da cidade, em média sete cumprem o isolamento.

Embora tenha variações diárias, o índice de isolamento social em Águia Branca, que possui 9.642 habitantes, tem se mantido sempre acima de 65%, segundo o Painel da Covid-19 do governo estadual. Na última quinta-feira (25), por exemplo, esse índice era de 66,91%. Já no último domingo (21/06/2020), ele chegou aos 74,29%.

Os números são distantes dos registrados na Grande Vitória, onde os municípios de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha possuem índices médios de isolamento social abaixo de 50%. Na Serra, onde esse percentual tem se mantido mais baixo, o índice médio de isolamento é de 44,7%.

Até esta sexta-feira (26/06/2020), Águia Branca registrou um total de 49 casos confirmados da Covid-19, dos quais 27 estão curados. Duas mortes foram registradas na cidade.

Para as autoridades em saúde do município, o que tem mantido os números mais baixos é justamente o fato de a quarentena estar sendo cumprida.

"A partir do momento que a população foi conscientizada de que o isolamento social é a solução, o nosso índice de notificações diminuiu muito. E esse monitoramento é feito 24 horas", pontua a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Vera Fagundes.

Para evitar a aglomeração de pessoas nas ruas, a Prefeitura de Águia Branca disponibiliza um serviço de atendimento telefônico para pessoas com sintomas da Covid-19. Um ponto de apoio para atendimento e orientação da população também foi montado nas ruas da cidade.

Já o comércio, só pode funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, praticamente tudo fica fechado. Somente um posto de combustível e uma farmácia abrem as portas.

O prefeito Ângelo Antônio Corteletti, conhecido como Brizola, afirma que o "Disk aglomeração" implantado na cidade tem funcionado bem e que o município conta ainda com o apoio da Polícia Militar para garantir que as população mantenha o distanciamento social.

Brizola pontua ainda que tanto os comerciantes quanto a população de modo geral vêm contribuindo para que o isolamento seja mantido em índices altos.

"Isso tudo tem resultado em um ponto positivo, que é o isolamento social", ressalta.

 

PORTAL SBN| COM INFORMAÇOES G1 ES

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês