Aprenda 3 receitas fáceis para combater o cansaço físico e mental

Aprenda 3 receitas fáceis para combater o cansaço físico e mental
13 março 16:07 2021 Imprimir notícia
Estilo de Vida

Um dia exaustivo de trabalho, uma noite mal dormida ou fatores psíquicos – como estresse, depressão e transtorno de ansiedade – podem estar relacionados com o cansaço excessivo, seja ele físico ou mental. Seguir uma dieta balanceada colabora para aliviar o quadro.

Alguns alimentos como maracujá, abacate, banana, cereja, alface, canela, chá de erva-cidreira, mel e amendoim têm propriedades que diminuem o cansaço mental e físico, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia e contribuindo para uma boa noite de sono.

Para que os nutrientes dos alimentos resultem nos efeitos desejados, eles devem ser consumidos de duas a três vezes ao dia. Por exemplo: inclua alface na salada do almoço, banana com canela no lanche e suco de maracujá antes de ir dormir.

Açaí com banana

Rico em ferro, o açaí fornece energia rapidamente. O alimento combate a anemia por aumentar a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Ingredientes

1/2 copo de xarope de guaraná;

100 g de polpa de açaí;

1 banana;

1/2 copo de água.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Guarde na geladeira por alguns instantes e, quando for servir, acrescente algumas sementes de granola na mistura.

O preparo é bastante calórico, devendo ser consumida com moderação por quem tem facilidade para engordar, mas é uma ótima opção ser tomado após a prática de exercícios físicos.

Suco de laranja com mamão

Esta receita é ótima para combater o cansaço porque contém uma boa dose de ferro e de vitamina C, que aumentam a disposição.

Ingredientes

1 fatia de melão;

1 laranja;

1/2 mamão papaia.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Tome este suco diariamente e, após um mês, avalie a diferença na sua disposição.

Suco de laranja com morango

Esta receita também é rica em ferro e vitamina C, sendo muito útil para combater o cansaço provocado pela anemia.

Ingredientes

3 laranjas;

1 copo de morangos;

½ copo de água (se necessário).

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ingredientes e beba a seguir. Por conter bioflavanoides, este suco favorece o bem-estar e é indicado para ser tomado diariamente.

Caso o cansaço persista após uma ou duas semanas consumindo os alimentos indicados, é recomendável procurar um médico para verificar se existe algum problema de saúde e investigar os níveis de hemoglobina, ferro e ferritina no organismo.

Outras causas do cansaço

O cansaço excessivo pode ter várias causas como trabalho em excesso, falta de vitaminas, anemia, insuficiência cardíaca, infecções e até mesmo gravidez. É importante observar outros sinais que o acompanham para chegar a um diagnóstico sobre a causa.

Quando há dores no corpo, o cansaço pode estar relacionados à falta de sono ou a problemas do coração; quando vêm junto com falta de apetite pode ser provocado por um transtorno psíquico como a depressão. Já o cansaço extremo e a falta de ar são, normalmente, sintomas de infecções respiratórias.

PORTAL  SBN | COM INFORMAÇÕES DO PORTAL TUA SAÚDE 

 

Enquete política: Na sua opinião, caso Bolsonaro e Lula cheguem ao 2º turno, em 2022, quem vence as eleições?

Lula

Bolsonaro

Escreva 596 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês