Contra peles ressecadas e lesões, confira dicas para fazer seu spa

Contra peles ressecadas e lesões, confira dicas para fazer seu spa
12 julho 18:30 2020 Imprimir notícia
Saúde

Carência de sol, rotina invertida e mudança de hábitos alimentares são apenas alguns efeitos da quarentena que podem causar problemas à pele. Por isso, em tempos de confinamento, tratar bem do corpo (e de certa forma, da mente) é essencial.

A rotina de cuidados com a pele (ou "skincare") já é algo incorporado no dia a dia da estilista e produtora de conteúdo Laryssa Alarcon, 22, que começou a dar atenção à pele ainda criança, por causa do histórico familiar de problemas. Ela afirma que, desde que entrou em regime de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus, redobrou os cuidados. "Aprimorei o que eu já fazia", diz ela. "Tinha uma rotina mais rápida por causa da agitação do dia a dia, mas agora tenho mais tempo para seguir cada etapa do meu 'skincare', de uma forma mais elaborada."

Com receitas naturais e cosméticos, Alarcon tem uma rotina de beleza regrada. Quando acorda, usa sabonete, rolo massageador, água termal e hidratantes específicos para a região dos olhos, bochechas e boca, finalizando com filtro solar fator 60. Também costuma comer uma banana todos os dias e reutilizar a casca (antes de escurecer) para passar na pele limpa, evitando olheiras e securas. À noite, ela retira o protetor solar com sabonete neutro e refaz o "ritual de beleza" diurno, usando um ácido para as regiões oleosas.

Além disso, uma vez por semana, ela se dedica a uma limpeza mais profunda e cria o seu próprio spa em casa: dilata os poros aproximando-os de uma tigela de água quente, esfolia rosto, cotovelos e pernas com café e mel, e fecha os poros com uma pedra de gelo. Ainda embebe seu "cotton pad"("algodão" de crochê, reutilizável) em chá de camomila, e passa no rosto para retirar a vermelhidão. "Me sinto bem, é um momento que tiro para cuidar de mim. Não é nenhum peso. Vejo bastante diferença quando sigo essa rotina, mas preciso fazer em dias espaçados."

A dermatologista Juliana Toma afirma que não ser necessário seguir um passo a passo complexo para manter a saúde da pele. "Sua pele é capaz de limpar, curar e até se regenerar. Mas, quão eficaz é, depende de quão bem você se importa com ela de manhã e à noite", afirma. "A hidratação é a chave em qualquer rotina de cuidados com a pele."

Como "rotina mínima", ela sugere lavar o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro e água "morna para fria", secando depois uma toalha limpa. Em seguida, usar um hidratante leve, com filtro solar de filtro 30 ou maior. Se a pele estiver seca, é recomendável passar um hidratante antes. "Limpar, tonificar e hidratar é a rotina mais básica que se deve seguir. E acrescentar a isso a etapa de esfoliação, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, dependendo do seu tipo de pele", diz Toma.

MÁSCARAS FACIAIS

Máscaras faciais também são bem-vindas, e Alarcon sugere algumas que ela mesma cria em casa ou compra em lojas de produtos naturais. São máscaras de carvão preto, argila verde, ou de uma mistura de abacate, iogurte natural e mel. Mas, mais importante, do que escolher qual delas fazer, é preciso criar uma rotina para não cair no sedentarismo.

A empresária e influenciadora Alice Salazar, 36, alerta que o período de quarentena é propício para que as pessoas relaxem os cuidados. "Quanto mais em casa ficamos, mais temos preguiça. Só que, quanto mais inerte, menos vontade temos de se cuidar." A dica dela é estabelecer uma rotina e usar produtos práticos. Não adianta, por exemplo, comprar diversos produtos com funções diferentes e que não precisariam incorporar a sua rotina de beleza.

PORTAL SBN

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês