CPI da Covid tenta ouvir suposto 'sócio oculto' de empresa garantidora de contrato da Covaxin

CPI da Covid tenta ouvir suposto 'sócio oculto' de empresa garantidora de contrato da Covaxin
14 setembro 14:08 2021 Imprimir notícia
Destaque Política

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira o depoimento do empresário e advogado Marcos Tolentino, apontado como sócio oculto do FIB Bank, que concedeu a garantia apresentada pela Precisa Medicamentos ao Ministério da Saúde no contrato de fornecimento de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, na mira da comissão. A oitiva foi remarcada após ele ter faltado na primeira data alegando problemas de saúde.

O Fib Bank não tem autorização do Banco Central para oferecer esse tipo de fiança — o que viola decisões do Tribunal de Contas da União (TCU).

Embora não seja formalmente sócio do FIB Bank, Tolentino é citado em ações judiciais como "sócio oculto" da empresa, como antecipou a "Folha", e também consta como procurador e representante legal de uma empresa sócia do FIB Bank, a Pico do Juazeiro. Essa firma é registrada no mesmo endereço da Rede Brasil de Televisão, principal empresa de Tolentino.

O advogado é amigo próximo do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), que também é alvo da CPI, segundo disse o próprio Barros em seu depoimento. O deputado, porém, negou ao GLOBO ter conhecimento do envolvimento de Tolentino com a fiadora da Covaxin.

— Marcos Tolentino é um amigo meu pessoal, dono da Rede Brasil Televisão. Eu tenho rádio há 40 anos e sempre nos encontramos nos eventos de radiodifusão em todo o Brasil — afirmou Barros, no mês passado.

Tolentino, inclusive, acompanhou Barros durante o depoimento do líder do governo à Comissão Parlamentar de Inquérito, em 12 de agosto, o que chamou atenção da cúpula da CPI.

No início deste mês, o empresário apresentou atestado médico para não comparecer ao seu depoimento na comissão, alegando “formigamento” no corpo. A justificativa foi questionada por senadores da oposição, após o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) exibir um vídeo de uma entrevista concedida por Tolentino, no dia da internação, em que ele aparecia em bom estado de saúde.

— Ele se internou no final da tarde, e oito horas da noite estava dando entrevista. Sorridente, como se nada estivesse acontecendo. Para quem estava passando mal, não dava para estar dando entrevista. O Marcos Tolentino é um fraudador, e não vai fraudar uma doença? É esse cidadão que se interna na véspera de ser ouvido. Ele vem para cá nem que seja de maca. Mas vai vir aqui — afirmou o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM).

Ontem, a Justiça Federal de Brasília autorizou, se necessário, a condução coercitiva de Tolentino. Ele poderá ser levado à força se não comparecer espontaneamente. A decisão foi mantida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Inconsistências

O presidente do FIB Bank, Roberto Pereira Ramos Junior, deu informações desencontradas sobre a relação da empresa com Tolentino, durante o depoimento desta quarta-feira à CPI da Covid, em agosto.

Roberto negou inicialmente que Tolentino fosse o dono do FIB Bank ou que exercesse qualquer nível de gerência na empresa. Depois, questionado novamente se Tolentino tinha alguma relação com a empresa, mudou um pouco o tom e disse que isso não era de seu conhecimento. Mas reconheceu que Tolentino é advogado do empresário Ricardo Benetti, que, por meio da empresa Pico do Juazeiro, é sócio do FIB Bank. Também afirmou que Tolentino é procurador da Pico do Juazeiro.

Durante a oitiva de Roberto, senadores da oposição apresentaram elementos para reforçar a tese de que Tolentino seria dono da FIB Bank. Eles citaram que o telefone do escritório do advogado é o mesmo do FIB Bank e que ele possui um e-mail "tolentino@fibbank.com".

PORTAL  SBN |  COM INFORMAÇÕES DO O GLOBO 

Enquete política: Na sua opinião, caso Bolsonaro e Lula cheguem ao 2º turno, em 2022, quem vence as eleições?

Lula

Bolsonaro

Escreva 891 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês