Demitido do Inpe, revista Nature escolhe Ricardo Galvão uma das 10 personalidades da ciência

Demitido do Inpe, revista Nature escolhe Ricardo Galvão uma das 10 personalidades da ciência
13 dezembro 08:45 2019 Imprimir notícia
Mundo

O físico Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, exonerado em agosto após críticas do governo Jair Bolsonaro a dados "sensacionalistas" do desmatamento na Amazônia, foi escolhido pela revista Nature como uma das 10 pessoas mais importantes para a ciência neste ano. A publicação é uma das mais prestigiosas do mundo. 

A informação de quem eram os escolhidos neste ano seria publicada na próxima terça-feira, 17, mas foi vazada antes. Em entrevista Galvão confirmou a homenagem e se disse "surpreso".

"Essa lista geralmente é feita com personalidades que possuem publicações com resultados científicos importantes. Eu não tenho uma publicação, mas eles consideraram importante a minha posição de defesa da ciência perante a comunidade internacional em um momento de obscurantismo", relatou.

Conversa de botequim do presidente

A tensão entre o ex-diretor do Inpe e o governo Bolsonaro começou em julho. Na época, o presidente disse em um café da manhã com a imprensa que os dados divulgados pelo instituto sobre o desmatamento na Amazônia não correspondiam à verdade e que Galvão estava "a serviço de alguma ONG (organização não governamental)".

Pouco mais de uma semana depois que rebateu as acusações, dizendo que Bolsonaro não deveria falar como se estivesse em uma "conversa de botequim", o físico foi exonerado de seu cargo. Na época, Galvão reclamou que desde janeiro não conseguia um bom diálogo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o desmatamento.

Em novembro, o sistema de monitoramento Prodes apontou que o desmatamento na Amazônia cresceu 29,5% em um ano, entre agosto de 2018 e julho de 2019.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES DO ESTADÃO

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês