

COVID-19
Um paciente diagnosticado com Covid-19 passou por uma longa luta contra a doença. Após 48 dias fazendo uso de respirador, homem de 47 anos recebeu alta da UTI em agosto, mas morreu na última semana.
O engenheiro aeroespacial Roehl Ribaya deixou o hospital Blackpool Victoria, na Inglaterra, após passar quase dois meses internado. De acordo com informações da BBC, ele recebeu alta em 14 de agosto e foi o último paciente com Covid-19 do hospital.
Na última terça (13/10), ele sofreu uma parada cardíaca em casa, foi internado e morreu dois dias depois. A viúva Stella Ricio-Ribaya, que é enfermeira, declarou que ele não havia se recuperado dos sintomas de longo prazo da Covid-19.
O vírus pode causar inflamações de órgãos vitais, como coração, fígado e rins, além de fadiga e falta de ar - este último sintoma, de acordo com Stella, era frequente no falecido marido. Ela lançou apelo: "Por favor, sigam as recomendações do governo para que possamos parar esse vírus. Ele foi embora cedo demais. Não queremos que mais pessoas morram."
Um amigo próximo disse à publicação que a causa da morte do engenheiro foi parada cardíaca decorrente de fibrose pulmonar causada pela Covid-19. "A respiração dele nunca mais foi a mesma. Ele mal conseguia subir as escadas", acrescentou.
O paciente deu entrada no hospital em 29 de maio e ficou 48 dias fazendo uso de respirador. Em julho, recebeu alta e aplausos da equipe médica ao sair do hospital. Na época, seu médico declarou: "É incrível ver um paciente de Covid-19 indo para casa. Ficamos próximos de Roehl, a equipe está mais do que feliz em se despedir dele, que sobreviveu à primeira onda desse assassino silencioso."
PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES DA REVISTA MARIE CLAIRE