Estado anuncia obra de reconstrução do Terminal de Itaparica e ampliação do Himaba

Estado anuncia obra de reconstrução do Terminal de Itaparica e ampliação do Himaba
20 dezembro 13:15 2019 Imprimir notícia
Espírito Santo

O Governo do Estado autorizou, nesta sexta-feira (20/12), o início de duas obras importantes para o município de Vila Velha: a reconstrução do Terminal de Itaparica e a ampliação do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba). As Ordens de Serviço foram assinadas pelo governador Renato Casagrande, em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

A obra do terminal vai contemplar a instalação de uma membrana tensionada na nave principal e em duas marquises para proteção dos usuários que forem embarcar nos coletivos. A nova cobertura vai apresentar maiores dimensões com uma tecnologia inovadora, proporcionando uma estrutura mais leve e integrada à paisagem urbana. A mesma tecnologia foi aplicada em obras de grande porte no País, como a cobertura do Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e o novo paddock do circuito de Interlagos, em São Paulo.

Foi adotado na licitação o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) na Modalidade Integrada. Desta forma, uma única empresa será responsável pela elaboração do projeto e execução da obra. Os números do novo terminal são os mesmos do antigo terminal, já que o serviço executado será de reconstrução e não ampliação. O Terminal de Itaparica possui 37 baias por onde deverão circular 32 linhas. A estimativa é de que, diariamente, cerca de 55 mil passageiros deverão transitar pelo terminal.

O governador Renato Casagrande destacou que a empresa vencedora poderá começar a trabalhar imediatamente. “A obra tem duração de um ano. Vamos tentar colocar o terminal em funcionamento antes mesmo da obra terminar, pois sabemos dos impactos que o seu fechamento causa à população. Tivemos que refazer o projeto porque da forma que estava o projeto anterior, demoraria muito para reabrir. Mudamos a concepção do projeto para que a obra fosse mais rápida e para entregar esse importante equipamento à população”, afirmou.

Para o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), Luiz Cesar Maretto Coura, a reconstrução do local é um avanço para o Estado. “O Terminal de Itaparica é outra obra que, ao assumirmos o Governo, dissemos que era um de nossos objetivos reconstruí-lo. A Ordem de Serviço é o pontapé inicial para cumprirmos esse objetivo. Estou feliz porque é uma obra que trará conforto aos passageiros, motoristas e àqueles que trabalham nas lojas. Estamos inovando com uma cobertura moderna e resistente. Para facilitar os passageiros, abrimos mais uma entrada no terminal pela rua de trás”, disse.

Ampliação do Himaba

Serão abertos 82 novos leitos pediátricos no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves. Dos novos leitos, 52 serão destinados para a enfermaria pediátrica e 30 para a Unidade de Cuidado Intermediário Pediátrico (UCIP). Para o apoio aos novos leitos, serão criados ambientes compartilhados entre todos os leitos e também ambientes de apoio específicos para as enfermarias e para a UCIP.

A nova ala terá salas de brinquedoteca, acolhimento, lactário, procedimentos, além de local para guarda de resíduos comum e biológico. Os pacientes também contarão com nova enfermaria, recepção, depósitos de equipamentos, ambiente de apoio à Unidade de tratamento semi-intensivo, além de banheiros acessíveis para pessoas com deficiências.

Durante a assinatura, Casagrande lembrou da necessidade de intervenções no local. “Assumimos o Governo com o hospital totalmente destruído. Tivemos que trocar o pneu com o carro andando. Colocamos até uma viatura do Corpo dos Bombeiros em tempo integral. Agora que estabilizamos, começamos os investimentos, inclusive o hospital já está em obras. Faremos ainda uma grande de reforma com apoio de nossa bancada federal, que já assegurou recursos através de emendas”, disse.

O governador afirmou que o Hospital Infantil de Vitória continuará funcionando, mas algumas atividades serão deslocadas para o Hospital da Polícia Militar (HPM), situado também na Capital. “Estamos retomando o que iniciamos no nosso primeiro mandato que é o fortalecimento da atenção primária. Estamos fortalecendo junto com os municípios e com os consórcios”, asseverou.

O subsecretário de Estado de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro, explicou que os novos leitos darão, além do ajuste à rede de atendimento, a qualificação à atenção pediátrica. “Escolhemos esse tipo de leito especificamente para se adequar ao perfil do hospital. Essa medida faz parte de um conjunto de ações de modernização dos hospitais, que envolve o estudo de perfilhamento das unidades hospitalares para que possamos garantir o atendimento com mais eficiência”, pontuou.

A obra terá o investimento de R$ 9.691.941,90 para a nova ala que irá contar com uma estrutura de 1.969 metros quadrados, disposta em um pavimento térreo, e tem por objetivo aumentar a capacidade instalada de atendimento pediátrico no Estado, tendo um tempo estimado de seis meses para ser finalizada.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS/ASCOM 

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês