Governador Renato Casagrande será decisivo em Cariacica

Governador Renato Casagrande será decisivo em Cariacica
05 agosto 13:19 2020 Imprimir notícia
Política

A pré-campanha para as eleições deste ano começa no dia 16 de agosto. A cerca de 10 dias do início da corrida eleitoral, a disputa pela Prefeitura de Cariacica ainda se apresenta muito complexa. Com a desistência do deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), a disputa ainda conta com 13 pré-candidatos declarados.

No município, apenas um nome envolveria um consenso: o do deputado federal e ex-prefeito, Helder Salomão (PT), que irá apoiar a professora Célia Tavares do mesmo partido. O quadro que se configura no momento é a disputa entre um quadro do campo de esquerda e outro representante da direita. 

Favoritos
Nesses termos, os nomes que surgem com mais força são aqueles com ligação com o governador Renato Casagrande (PSB). O professor e ex-vereador por dois mandatos, Saulo Andreon, do partido do governador surge como um dos principais nomes na corrida eleitoral em Cariacica. 

Visto como um dos melhores quadros políticos no município, Andreon apresenta uma imagem de político sério e comprometido com as causas sociais e engajado na área da Educação. Saulo Andreon também foi secretário de Educação em Cariacica, no primeiro mandato do atual prefeito, Juninho (Cidadania), de ode também saiu com boa avaliação.

O outro postulante ao cargo de prefeito é o deputado estadual Euclério Sampaio (DEM). Em seu quinto mandato, Euclério também apresenta proximidade com o governador Renato Casagrande, porém se considera independente. Porém, Sampaio tem extremas ligações com o campo radical de extrema direita ligado ao presidente Jair Bolsonaro.

Evangélico, sua base de sustentação política é justamente por pastores distribuídos pela Grande Vitória. Analistas políticos têm avaliado que Euclério Sampaio poderá ter problemas na campanha para explicar o fato de ter moradia em Vila Velha. Porém, atualmente, está morando em um prédio de sua propriedade em Jardim América, um dos mais tradicionais bairros de Cariacica.

Grupos antagônicos
A campanha em Cariacica caminha para algo além do “petismo X bolsonarismo”. O quadro que se mostra é uma disputa entre “antipetismo e antibolsonarismo”. De um lado, Saulo Andreon, católico, socialista, progressista e mais identificado com as causas sociais. Do outro, Euclério Sampaio, conservador evangélico mais próximo das tendências liberais.

Com a disputa em Cariacica sem Helder Salomão e Marcelo Santos e o favoritismo apontando para o embate entre Saulo Andreon e Euclério Sampaio, outros onze pré-candidatos correm para conseguir musculatura que viabilize suas candidaturas. 

A professora Célia Tavares (PT), que tem o apoio de Helder Salomão, os vereadores César Lucas (PV), Joel da Costa (PSL) e Celso Andreon (PSD), Subtenente Assis (PRTB), o ex-deputado Sandro Locutor (Pros), o esposo da vice-governadora Jaqueline Morais, Adilson Avelina (PSC), o vice-prefeito Nilton Basílio (PDT), os médicos Dr. Hélcio Couto (PP), Dr. Jovarci Motta (DC) e Dr. Heraldo Lemos (PCdoB).

PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês