Governo do Estado entrega caminhões compactadores para municípios

Governo do Estado entrega caminhões compactadores para municípios
18 novembro 23:21 2020 Imprimir notícia
Espírito Santo

Na manhã desta quarta-feira (18/11), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), entregou caminhões para a coleta de lixo aos municípios de Santa Leopoldina, Alegre e Muniz Freire. Os veículos novos foram adquiridos por meio da concessão de uso firmada entre a Sedurb e as prefeituras dos três municípios. O investimento total é de R$ 872.100,00.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, destacou que entre os desafios dos serviços públicos municipais de manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos –, um dos pilares do novo marco regulatório nacional do saneamento básico (Lei Nº 14.026/2020), está a universalização da coleta dos RSU, executada com frequência e pontualidade adequadas.

“Com os veículos novos, o serviço de coleta de resíduos sólidos será prestado com maior eficiência, garantindo mais agilidade e continuidade dos serviços. Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas. Também ajuda a criar o hábito, a cultura da coleta seletiva e da destinação responsável dos resíduos orgânicos”, completou.

O Governo do Estado, conforme as diretrizes e estratégias do cenário promissor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, promove nos municípios, principalmente nos mais necessitados, a crescente e contínua ampliação dos índices de cobertura dos serviços de coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos, em busca da universalização. Diante disso, os municípios de Alegre, Muniz Freire e Santa Leopoldina, estão sendo fortalecidos em suas frotas de caminhões, especialmente destinados à coleta de RSU.

Cada município receberá, em Concessão de Uso, um caminhão compactador com capacidade para 10 m³ por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária entre 7.000 e 14.000 habitantes, de acordo com a duração dos turnos do trabalho de coleta utilizados por cada município. Os contratos de Concessão de Uso firmados entre o Governo do Estado e cada município visam à concessão de uso do bem móvel (caminhão compactador), sem contrapartida onerosa municipal, por 120 meses. 

PORTAL  SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês