Governo do Estado expande atendimento do SAMU 192 para mais 11 municípios da região sul

Governo do Estado expande atendimento do SAMU 192 para mais 11 municípios da região sul
30 março 10:10 2021 Imprimir notícia
Saúde

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta segunda-feira (29/3), a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em 11 cidades da Região Sul de Saúde. Foram contemplados os municípios de Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul e Muqui. A ação faz parte do programa “SAMU para Todos”. Com a nova expansão, o serviço está presente em 51 municípios capixabas, atingindo uma cobertura de 85,04% da população.

“O SAMU para Todos é uma política que iniciamos em 2019 para que a gente possa atender a todos os municípios capixabas. Nos próximos meses, vamos incluir mais sete municípios da região sul, nos aproximando ainda mais da nossa meta, que é chegar a 100% de cobertura da população capixaba. Esse é um grande desejo de toda a região, proporcionando mais qualidade de vida e segurança à população, proporcionando uma resposta mais rápida nos atendimentos e assim salvando vidas, o que mais buscamos nesse momento”, afirmou o governador Casagrande.

Durante a solenidade virtual transmitida ao vivo pelas redes sociais, Casagrande destacou a importância do SAMU 192, sobretudo, neste momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e voltou a pedir a colaboração da população no enfrentamento à doença.

“A doença já está além do nosso calcanhar e não podemos deixar que ela nos atropele. Para isso, precisamos abrir leitos, mas também fazermos a nossa parte na redução da transmissão do vírus. Precisamos agradecer a quem está ajudando e pedir encarecidamente a quem não está ajudando para que passe a ajudar nessa redução da interação social. Essa deve ser uma semana de resguardo, fazendo a Páscoa dentro de casa. Se nós fizermos o certo, vamos colher na frente. Se fizermos o errado, tentando buscar popularidade e simpatia superficiais, nós seremos penalizados”, pontuou.

Com esta nova etapa de operacionalização do SAMU 192, o Espírito Santo passa a uma cobertura de 85,04% da população, estando presente em 51 municípios. Somente este ano, o programa estadual “SAMU para Todos” realizou a expansão do serviço em 29 cidades capixabas.  Está previsto ainda para os próximos dias a expansão do serviço em mais sete municípios, conforme pactuação entre a Secretaria da Saúde (Sesa), o consórcio CIM Polo Sul e os gestores municipais, sendo eles: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Ibitirama, Muniz Freire, Presidente Kennedy e Vargem Alta.

Para a manutenção e efetivação do serviço, haverá a governança e coparticipação da expansão entre Estado (60%) e Municípios (40%). Anualmente, o Governo do Estado repassará um total de R$ 8,05 milhões aos 18 municípios contemplados neste momento.

“Ainda em 2019, o Governo apontou o caminho da ampliação do serviço em todo Estado, na perspectiva de que era necessário melhorar o tempo de resposta de atendimento às condições críticas. Isso com a prioridade de alcançar 100% de cobertura do SAMU 192 no Espírito Santo, que a partir de agora começa a ser uma realidade na região sul”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

De acordo com o secretário, o serviço será mais um exemplo de como o Sistema Único de Saúde (SUS) consegue apresentar caminhos e saídas com responsabilidade interfederativa, com financiamento tripartite e com grande protagonismo da gestão municipal.

“A nossa aposta foi por fazer o empoderamento dos municípios, fortalecendo os consórcios, e destacando o importante papel dos prefeitos e secretários de saúde municipais, que são os grandes gestores dessa ampliação. O Estado irá garantir 100% de toda estrutura de regulação, com organização regional para poder atender com a garantia de vaga zero a todo paciente atingido por uma doença grave”, completou Nésio Fernandes.

O secretário da Saúde ressaltou que, neste momento de pandemia, o SAMU 192 auxiliará no tempo de resposta na remoção dos pacientes. “Dentro de uma pactuação de uma grade de referência dos hospitais, que vão garantir a vaga zero”, explicou.

SAMU para Todos

O Governo do Estado instituiu em 2019, por meio do Decreto Nº 4548-R, a política estadual para a Rede de Urgência e Emergência, do componente Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192), denominada de “SAMU para Todos”.  O programa é uma estratégia de fortalecimento da regionalização e municipalização do SUS com a ampliação da governança e coparticipação tripartite da expansão do SAMU 192 para todo o território do Espírito Santo.

PORTAL  SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Vote na enquete: Você concorda com a convocação de governadores e prefeitos para a CPI da Covid?

SIM

NÃO

Escreva 154 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês