Mitos e verdades da osteoporose que você precisa saber

Mitos e verdades da osteoporose que você precisa saber
13 outubro 19:57 2020 Imprimir notícia
Saúde

Em 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose. Segundo dados do Ministério da Saúde, 10 milhões de brasileiros sofrem com esta condição osteometabólica, que causa perda da massa óssea e que faz com que os ossos fiquem mais porosos, finos, frágeis e suscetíveis a fraturas.

O ortopedista e traumatologista, especialista em ombro, cotovelo e osteoporose da Clínica Prime Regen, Renato Nieves Barreira, explica o que é mito ou verdade sobre este assunto.

Confira:

O problema é mais comum em mulheres. Verdade –

Ela pode afetar pessoas de todas idades e sexo. Entretanto, existe a estimativa de que uma em cada três mulheres com mais de 50 anos pode desenvolver a osteoporose. “O motivo está ligado a chegada da menopausa, que desencadeia naturalmente uma diminuição da produção do hormônio estrogênio

e acaba aumentando a perda de massa óssea”, explica o médico.

Pode afetar todas as partes do corpo.

Verdade – Essa é uma patologia,na maioria das vezes, silenciosa e que só é descoberta quando ocorre uma fratura. Ela pode atingir diversas partes do corpo, tais como: coluna, punho, braço e fêmur, sendo que este último membro citado é considerado bastante perigoso, pois pode colocar em risco a vida do paciente.

Quem tem osteoporose não pode praticar atividades físicas. Mito

- Engana-se quem pensa que movimentar o corpo não é tarefa para quem tem osteoporose. Desde que recomendadas e acompanhadas por profissionais, as atividades físicas podem e devem ser praticadas por esses pacientes, já que são medidas importantes para estimular a formação e o fortalecimento dos ossos.

A osteoporose pode se curar sozinha. Mito -

A medicina ainda não conta com um tratamento capaz de curar a condição. Entretanto, existem medidas

eficazes para retardar a perda de massa óssea, fortalecer a estrutura e, consequentemente,evitar os riscos de fratura. Os cuidados vão desde o uso de medicações, realizações de exames com frequência e mudanças nos hábitos de vida, que são capazes de trazer uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

É possível prevenir a doença. Verdade -

As medidas de prevenção contra a osteoporose podem e devem ser realizadas durante a vida toda. “Elas incluem a realização adequada de atividade física, uma alimentação balanceada, rica em cálcio e antioxidantes, banhos de sol, cuidado com o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, vale um acompanhamento médico regular para saber se está tudo certo com a saúde”, finaliza o ortopedista.

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês