Pescadores de Barra de Caravelas ganham Centro de Convivência que será inaugurado nesta quinta-feira (19)

Pescadores de Barra de Caravelas ganham Centro de Convivência que será inaugurado nesta quinta-feira (19)
18 dezembro 11:02 2019 Imprimir notícia
Regional

Realizado em parceria com a Suzano, a Prefeitura Municipal e a associação que representa os pescadores, o Centro de Convivência vai contribuir para o desenvolvimento da comunidade

Um espaço comunitário com o intuito de proporcionar momentos de lazer, confraternização, atividades coletivas e geração de renda. Essa é a proposta do Centro de Convivência dos Pescadores “Didácio Benedito de Oliveira – Buzano”, que será inaugurado nesta quinta-feira (19/12), às 10 horas, em Caravelas (BA). O espaço foi uma demanda que surgiu em ação promovida pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, que contou com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal.

O Centro de Convivência teve origem após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da RESEX por meio das Condicionantes Marítimas do Terminal de Caravelas em que se definiu o que seria necessário para a construção do espaço. O projeto foi apresentado em reunião do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira (PAAP) e, após inclusão no Programa, a comunidade providenciou, junto ao poder público, a legalização fundiária e todas as licenças ambientais necessárias à sua instalação.

O Centro de Convivência de Barra de Caravelas fica localizado na Rua José de Tico, s/nº. O nome dado ao local é uma homenagem a Didácio Benedito de Oliveira (Buzano), que foi um dos grandes pescadores de rede grande de Barra de Caravelas.

Após o cumprimento das exigências legais, coube à Suzano, por meio de um processo de tomada de preços, contratar a empresa executora do projeto e viabilizar os recursos necessários, segundo explicou Narcisio Luiz Loss, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano. O projeto demandou investimentos de quase R$ 1 milhão.

O Centro de Convivência é composto por: espaço cultural, dotado de auditório e que pode ser usado também para cursos, palestras e reuniões; um palco; três lojas, que serão utilizadas para a venda de artesanatos, central de apoio ao turismo comunitário e lanchonete; cozinha comunitária; centro administrativo que será utilizado pelos gestores da Associação e cedido para uso da Colônia Z25 no atendimento às necessidades do pescador; e o Espaço do Pescador, que será utilizado para confecção de redes, reparo e guarda de apetrechos de pesca.

Além da Suzano, a comunidade também teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas que, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, apoiou com 50% na contribuição de recursos para instalação do projeto de geração de energia fotovoltaica.

PORTAL SBN| SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês