Prefeitura de São Mateus constrói nova escola para comunidade Quilombola

Prefeitura de São Mateus constrói nova escola para comunidade Quilombola
03 março 19:51 2021 Imprimir notícia
Espírito Santo

Escola pluridocente Nova Vista - uma nova escola para uma nova educação: a Prefeitura de São Mateus iniciou as obras de construção de uma escola pluridocente em Nova Vista, comunidade quilombola de mesmo nome, às margens da rodovia São Mateus-Boa Esperança. A unidade oferecerá ensino do 1º ao 9º ano, num prédio com quatro salas de aula, banheiros, biblioteca, sala de professores, cozinha e refeitório.

A obra vem atender a uma reivindicação dos moradores, feita já no primeiro mandato do prefeito Daniel Santana. Está sendo erguida com recursos do Ministério da Educação e da própria Prefeitura e contará com várias inovações tecnológicas, como iluminação de led, internet de banda larga e projeto arquitetônico diferenciado, adaptado ao território. 

Um dos maiores benefícios trazidos pelo investimento é que a nova escola acabará em definitivo com a necessidade de deslocamento dos alunos das séries mais avançadas. Para cursar do 6º ao 9º ano é necessário que eles se desloquem para outras unidades de ensino.

PEDAGOGIA DO FUTURO

Outro grande e importante diferencial diz respeito ao projeto pedagógico. Segundo o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, a escola de Nova Vista servirá como laboratório para testar um currículo adaptado à realidade quilombola, em consonância com as orientações do Ministério da Educação: em nível nacional, a Educação do Campo é tratada como uma modalidade, a exemplo do Ensino para Jovens e Adultos – EJA e outras, requerendo diretrizes específicas.

Para a professora da Rede Municipal de Ensino e responsável pelo setor, Eliete Rosa Fernandes, “a implantação de propostas pedagógicas que considerem as diferentes realidades dos alunos, e sejam definidas com a participação de membros da comunidade, são inegáveis avanços, que se refletem na melhora substancial dos índices de aprendizado e aproveitamento dos conteúdos. Isso torna esse projeto uma conquista especial para a comunidade e todo o Município”.

O prazo previsto para conclusão e entrega da obra é de seis meses.

PORTAL  SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Vote: Em quem você votaria para presidente se a eleição fosse hoje?

JAIR BOLSONARO

LUÍS INÁCIO LULA

CIRO GOMES

SÉRGIO MORO

Escreva 653 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês