Reconstrução capilar: Descubra como identificar se o cabelo precisa do tratamento

Reconstrução capilar: Descubra como identificar se o cabelo precisa do tratamento
12 agosto 08:49 2021 Imprimir notícia
Estilo de Vida

O mercado da beleza tem um extenso portfólio de opções para que a manutenção da vitalidade, do brilho e da força dos fios. Ao longo dos anos, os tratamentos desenvolvidos ganharam um espaço importante na rotina de cuidados, como é o caso da Reconstrução Capilar. “Esse método é responsável pela reposição de proteínas, fortalecimento da estrutura dos fios, além de reduzir o risco de quebra e a fragilidade da fibra capilar”, destaca Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care.

O uso de químicas com frequência, exposição ao sol sem utilizar o filtro solar com proteção UV e o contato com ferramentas de calor, como secador e chapinha, são alguns dos descuidos que empregados em excesso e sem os cuidados necessários, retiram a queratina natural do cabelo, deixando-o mais propenso ao aparecimento de fios elásticos, frágeis e quebradiços.

De acordo com a educadora, a reconstrução é ideal para o cabelo que passou por processos químicos, transição capilar e, até mesmo, se houve contato com poluição e umidade. “Toda curvatura capilar precisará passar por uma reconstrução em algum momento, inclusive os fios que aparentam estar saudáveis. Esse tratamento, que age nas cutículas do cabelo, regenerando de dentro para fora pode ser um aliado das madeixas”, ressalta.

É possível identificar quando é necessário realizar a reconstrução por meio de alguns sinais. O cabelo pode ficar fraco e quebradiço, assim, o fio se parte com mais facilidade uma vez que fibra capilar está mais fragilizada. A elasticidade é um indicador importante de que a saúde das madeixas está prejudicada. Ao esticar o fio e soltar, ele pode não voltar ao formato natural, essa é uma forma de descobrir se ele precisa de proteínas e queratina. O ressecamento e frizz excessivo, que dão o aspecto de palha, são causados pela perda da água e nutrientes, o tratamento reconstrutor pode repor esses elementos. Entre os principais inimigos das mulheres, está a ponta dupla, um risco para a saúde capilar, ela é resultado de agentes externos, química e instrumentos de alta temperatura, além de promover uma aparência negativa nas madeixas.

“Seja liso, crespo, ondulado ou cacheado, todos os cabelos precisam de cuidados diários. O que muda de um modelo para outro é a frequência de uso dos tratamentos, na forma de lavar e no resultado que cada mulher busca para os fios”, explica Renata. A coordenadora da Aneethun ainda revela a importância de aderir dois rituais fundamentais. “A reconstrução faz parte de um tratamento indispensável, o cronograma capilar, que conta ainda com hidratação, nutrição e a blindagem. Além disso, a aplicação de produtos específicos é fundamental para garantir que as madeixas fiquem deslumbrantes”, finaliza. 

Matéria de Deise Garcia

Vote: você é a favor do impeachment de Bolsonaro?

SIM

NÃO

INDECISOS

Escreva 890 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês