Sal-gema: Deputado Freitas propõe desenvolver a região e não só extrair produto

Sal-gema: Deputado Freitas propõe desenvolver a região e não só extrair produto
13 julho 23:06 2021 Imprimir notícia
Legislativo

Os presidente da Frente Parlamentar de Debate e Apoio à Exploração das Jazidas de Sal-gema no Espírito Santo, o deputado estadual Freitas, comandou os trabalhos da segunda reunião do colegiado, na manhã desta terça-feira (13), e propôs que haja o desenvolvimento da região Norte com a geração de emprego e renda e não somente a extração do produto. 

A reunião aconteceu no plenário Dirceu Cardoso, na sede do Poder Legislativo, em Vitória, e contou com a presença do deputado federal Felipe Rigoni, da deputada estadual Raquel Lessa, dos deputados estaduais Luiz Durão, Dr. Emílio Mameri, Dary Pagung, o ex-prefeito de Conceição da Barra, Chicão, e do representante do Conselho Regional de Química (CRQ), Henrique Martins. 

Freitas também colocou em debate o porquê da Petrobrás não ter feito a exploração das Jazidas quando elas foram descobertas há 40 anos. O motivo, segundo ele, foi o lobby muito forte feito pelo governo de Alagoas e as empresas de Maceió. 

Para que o desenvolvimento e a renda fiquem na região em território capixaba, o deputado federal Felipe Rigoni disse que, neste momento, o trabalho deve ser feito sobre dois eixos: primeiro em cursos de capacitação e na educação profissional dos moradores da região. 

"Segundo, é a prospecção de novas indústrias da cadeia produtiva, sem contar aquelas que farão a exploração do sal-gema. O objetivo é criar um polo cloroquímico", disse Rigoni.  

Chicão reforçou dizendo que o Estado precisa ter consciência do desenvolvimento e participar mais ativamente do debate. "Este é o momento", disse. 

O representante do Conselho Regional de Química, Henrique Martins, colocou à entidade à disposição juntamente com a Associação Brasileira da Indústria Química para evoluir na área da capacitação de mão-de-obra local. 

O Espírito Santo possui a maior jazida de sal-gema da América Latina, concentrando 57% de todo o mineral do Brasil e com quantidade estimada de 12 bilhões de toneladas. As jazidas ficam em Conceição da Barra e regiões limítrofes como São Mateus e Pedro Canário.  

O próximo passo da Frente Parlamentar, segundo seu presidente Freitas, é uma agenda com o governador Renato Casagrande.

PORTAL SBN

Vote: você é a favor do impeachment de Bolsonaro?

SIM

NÃO

INDECISOS

Escreva 739 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês