Terminais do Transcol recebem reforço das medidas de higiene na prevenção do Covid-19

Terminais do Transcol recebem reforço das medidas de higiene na prevenção do Covid-19
15 maio 08:36 2020 Imprimir notícia
Espírito Santo

A partir da próxima semana, os nove terminais de integração do Sistema Transcol serão desinfectados diariamente. A medida é mais uma ação da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) para reduzir o risco de contágio no transporte público da Região Metropolitana.

A desinfecção será realizada entre o final da noite e madrugada, com os serviços de lavagem, higienização, desinfecção e pulverização nos pisos das plataformas, nas catracas, bancos, travessias de pedestres, paredes e pilares externos e paredes de sanitários (isto é, toda área construída dos terminais), por meio da aplicação de produto sanitizante ( Nota Técnica nº 22/2020 / SEI / COSAN / GHCOS/ DIRE3 / ANVISA).

"Mesmo com toda restrição de circulação por conta da pandemia e consequente queda significativa do número de passageiros, os terminais de integração continuam sendo uma área onde há uma considerável movimentação de pessoas. Por isso, vamos reforçar a higienização que já vinha acontecendo de maneira regular e agora, será feita todos os dias, nos próximos três meses e será feita de acordo com normas técnicas da Anvisa", explicou o secretário de Mobilidade Fábio Damasceno. 

Proteção para motoristas

Os coletivos que operam no Sistema Transcol também começaram a receber uma placa de proteção no espaço do motorista, para restringir ainda mais a possibilidade de contato e desta forma, aumentando a segurança do trabalhador. A instalação do equipamento é uma iniciativa das empresas operadoras em conjunto com o GVbus e tem apoio do Governo do Estado.

O Sistema Transcol vem adotando uma série de medidas para diminuir o risco de contágio no transporte coletivo desde o início das restrições de circulação em decorrência da pandemia. Entre elas estão o reforço na higienização dos coletivos com hipoclorito de sódio diluído, conforme orientações da Secretaria da Saúde (Sesa); reforço na limpeza dos terminais e disponibilização de sabonete nos banheiros, afastamento de colaboradores do sistema com mais de 60 anos, com comorbidades ou com sintomas gripais; retirada dos veículos com ar-condicionado de circulação; superdimensionamento da operação para garantir o transporte, minimizando o risco de contaminação; recomendação para que passageiros embarquem somente em veículos com assentos disponíveis; marcação das filas nos terminais e recomendação aos passageiros para manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metro, além da distribuição de álcool gel e máscaras para os trabalhadores do sistema; e distribuição de máscaras para passageiros nos terminais.

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês