Toda a verdade sobre a doença crônica que nos faz 'corar'

Toda a verdade sobre a doença crônica que nos faz 'corar'
13 janeiro 14:13 2022 Imprimir notícia
Estilo de Vida

Mais comum nas mulheres, a rosácea é uma doença crônica que provoca vermelhidão, vasos dilatados e sensação de calor na região central do rosto. Sem cura, vai piorando ao longo do tempo. Mas sabia que esta condição também causa derrames, pápulas e pústulas semelhantes ao acne?

Descubra com a DepilConcept quais os vários tipos de rosácea e os sintomas que provocam:

'Flushing' facial

Episódios abruptos de vermelhidão e calor, que podem durar cerca de 10 minutos. Ocorre quando os vasos sanguíneos abaixo da superfície da pele se dilatam. Este tipo de rubor pode acontecer através de episódios emocionais como o constrangimento, excitação, ansiedade ou estresse, ou por flutuações hormonais, comidas picantes ou álcool.

Telangiectasias

Dilatação permanente de pequenos vasos, sobretudo na região central do rosto (bochechas e nariz), de coloração avermelhada ou azulada com menos de um milímetro de diâmetro.

Eritema facial persistente

A face torna-se avermelhada de forma persistente.

Pápulas e pústulas

As pápulas são as bolinhas vermelhas e as pústulas são as pápulas com pus no centro, que parecem espinhas. Este subtipo pode ser confundido com acne. Contudo, uma das diferenças é a ausência de cravos abertos ou fechados (pontos negros ou brancos, respectivamente) nos doentes com rosácea.

Rinofima

Espessamento irregular da pele que leva ao aumento do nariz. Mais comum entre os homens. Observa-se ainda um aumento da espessura da pele e um desenvolvimento acentuado das glândulas sebáceas.

Rosácea granulomatosa

Tipo de rosácea mais raro. É identificada através da presença de pápulas vermelho-acastanhadas ou pequenos nódulos com base eritematosa e infiltrada. Tende a surgir, geralmente, na superfície lateral da face e no pescoço.

PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES DO NOTICIAS AO MINUTO 

Você acha que o presidente Jair Bolsonaro vence a eleição deste ano?

Não

Sim

Escreva 842 abaixo
Ver resultados

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês