Veja como será o esquema de vacinação contra Covid-19 nos municípios da Grande Vitória

Veja como será o esquema de vacinação contra Covid-19 nos municípios da Grande Vitória
18 janeiro 16:52 2021 Imprimir notícia
Saúde

Com a chegada das primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 no Espírito Santo, prevista para o início da noite desta segunda-feira (18), as prefeituras da Grande Vitória preparam a logística necessária para desenvolver o plano de imunização do público-alvo nesta primeira fase de vacinação.

Trabalhadores da área da saúde, idosos com mais de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI), deficientes em Residências Inclusivas e a população indígena são os grupos que podem ser imunizados ainda em janeiro no Estado. Veja o planejamento de cada município:

Vitória
Em Vitória, no primeiro momento, serão vacinados os idosos acima dos 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid.

Para esse público, não será necessário agendar atendimento nem ir às unidades de saúde. Depois, assim que chegarem novas doses, serão imunizadas as pessoas idosas com mais de 75 anos.

Em seguida, será iniciado o agendamento on-line. De acordo com a prefeitura, o calendário de vacinação será amplamente divulgado.

Vila Velha
Nesta primeira etapa, a previsão do município é de receber aproximadamente 12 mil doses de vacinas, que serão utilizadas para imunização de idosos de Instituições de Longa Permanência (ILPI), pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência que moram em Residências Inclusivas, trabalhadores da saúde e população indígena.

Nesse primeiro momento, os grupos prioritários serão imunizados in loco, ou seja, nos locais onde essas pessoas moram ou trabalham.

Posteriormente, será disponibilizado no site da prefeitura um link de acesso para realizar o agendamento on-line.

Caso o munícipe não tenha acesso a internet, as marcações serão feitas através das Unidades de Saúde.

O município de Vila Velha também estuda a possibilidade de fazer a imunização através do drive-thru e em locais externos como igrejas, shoppings e escolas.

Serra
A primeira fase da campanha de vacinação na Serra começará de forma escalonada, com grupos formados por pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, trabalhadores de saúde e pessoas a partir de 18 anos com deficiência, que moram em residências inclusivas.

O município possui salas de vacina dentro das 38 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o município conta com uma maternidade e três Pronto-Atendimentos que geralmente são utilizados para ações de vacinação.

Cariacica
Nesse início, a vacinação em Cariacica será volante. Os idosos que estão em Instituições de Longa Permanência (ILP) irão receber as doses nesses locais; já os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença serão vacinados no seu local de trabalho.

Os idosos acamados entrarão no agendamento, quando chegar essa etapa da imunização.

Em relação à próxima fase da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda um comunicado oficial em relação à quantidade de doses de vacina que o município terá direito, para decidir se haverá necessidade de implantar outros pontos de vacinação como drive-thru e utilização de escolas e shopping, por exemplo.

A Secretaria elaborou, também, um plano de escalonamento, que consiste na ampliação do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, nos dias de funcionamento e no número de pontos de vacinação. O serviço de agendamento on-line será implantado por meio de site.

Guarapari
Neste primeiro momento, serão contemplados idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e profissionais de saúde que estão na linha de frente em atendimentos da doença.

Em Guarapari serão criados pontos específicos para atender a população. Dependendo da quantidade de vacinas, o município estuda a possibilidade de criação do drive thru.

Em relação ao agendamento online, o município está providenciando para que a população possa contar com mais essa ferramenta tecnológica, para facilitar a logística da campanha.

PORTAL SBN

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês