Coordenadores escolares no apoio às escolas multisseriadas do campo, no Norte do ES

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Coordenadores escolares no apoio às escolas multisseriadas do campo, no Norte do ES

Desta vez, foi implementado nas unidades de ensino do campo o trabalho dos coordenadores escolares, para auxiliar os professores das escolas multisseriadas,  salas de aula com vários anos do ensino fundamental, atendendo, simultaneamente, a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.
- Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), continua inovando e promovendo melhorias para o atendimento aos alunos e apoio aos professores do campo. Desta vez, foi implementado nas unidades de ensino do campo o trabalho dos coordenadores escolares, para auxiliar os professores das escolas multisseriadas,  salas de aula com vários anos do ensino fundamental, atendendo, simultaneamente, a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

O município veneciano conta hoje com 28 unidades de ensino nesse formato, sendo atendidas por 37 professores, que antes, além de dar aula, faziam também o serviço  administrativo da escola. 
Agora, com a nova medida, são os coordenadores escolares que têm estas atribuições de fazer o planejamento e organização do horário de aula e do calendário escolar das unidades de ensino, encaminhar à Secretaria de Educação ocorrências, quando identificadas, em relação ao educando e sua família, solucionando questões relacionadas às suas atribuições, promover condições de cooperação com os demais profissionais das unidades de ensino e a integração escola-comunidade, dentre outras ações não menos importantes.

“Desde o início do ano letivo de 2022, as escolas multisseriadas do campo contam com a ação dos coordenadores escolares. Antes ficava muito difícil para os professores virem à secretaria entregar os documentos mensais, resolver as demandas e planejar suas aulas, por isso essa estratégia foi pensada para garantir o foco na aprendizagem dos alunos, após 2 anos de ensino remoto durante a pandemia. Na sede, cada escola tem seu coordenador escolar, no campo, está sendo experimentada uma nova forma de apoio ao professor. Na oportunidade quero agradecer ao prefeito e a Câmara de Vereadores, por terem aprovado essa ampliação, permitindo levar ao campo esse profissional”, ressaltou a secretária municipal de educação.

A Seme tem 8 profissionais nessa área, que ficam responsáveis, em média, por 3 a 4 escolas cada servidor. Com uma carga horária de 8 horas diárias, eles contam com um cronograma semanal para que todas as unidades sejam atendidas, além disso, uma vez na semana, prestam serviço na Seme, onde utilizam os computadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTM), para preencher relatórios, planilhas, dentre outras escriturações necessárias.

“Uma iniciativa de extrema importância para a comunidade escolar do campo. Hoje os professores podem aproveitar ao máximo o tempo pedagógico, dedicando-se ainda mais aos alunos, pois não demandam mais cuidar do administrativo”, frisou a coordenadora municipal da educação do campo.



Para a professora da escola do campo Maria Magdalena Magnago Cardoso o coordenador escolar veio para agregar. “O trabalho do coordenador escolar colaborou muito para que nós professores, tenhamos  foco no pedagógico, propiciando assim o melhor desempenho do educando. Este profissional é uma parceria que veio para somar nas escolas do campo, visando deixar o professor para desempenhar apenas sua função”, frisou a docente.
Já para o professor da educação infantil do campo, esse apoio é visto como uma valorização. “Ações que eram desenvolvidas pelos docentes no contraturno, passaram a ser realizadas por um profissional competente e capaz sem prejuízo de tempo. Assim sendo, vejo como aspecto positivo o coordenador, uma forma de valorizar o professor das escolas do campo”, finaliza.

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