facebook twitter youtube instagram telegram whatsapp linkedin
Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Escola de Pedro Canário realiza exposição sobre Sistema Solar

A atividade marcou a divulgação das pesquisas realizadas pelos estudantes sobre o Sistema Solar nas três semanas que antecederam a exposição
WhatsApp Telegram Facebook Twitter Linkedin
Educação - Pedro Canário

Uma ação pedagógica desenvolvida pela Eletiva "Detetives do Universo", relacionado ao tema "Astronomia”, no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) "Manoel Duarte da Cunha", em Pedro Canário, promoveu, na última quinta-feira (14/04/2022), uma exposição sobre o Sistema Solar. A atividade foi realizada na área externa da escola e cerca de 150 alunos visitaram o local. O objetivo foi apresentar, em escala, o Sistema Solar, mostrando o tamanho dos astros, como os diâmetros dos planetas em relação ao sol e as distâncias dos planetas em relação ao sol. 

A atividade marcou a divulgação das pesquisas realizadas pelos estudantes sobre o Sistema Solar nas três semanas que antecederam a exposição. Os estudos foram feitos por meio da Eletiva, que visa a estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e Ciências afins de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas, bem como aprofundar e ampliar conceitos de Física, Química e Matemática, por exemplo. 

Na preparação da exposição, os 30 estudantes da disciplina Eletiva "Detetives do Universo" foram divididos em dez equipes. Cada equipe ficou responsável por estudar as características gerais de um dos astros do Sistema Solar, bem como as curiosidades que o representam. Posteriormente, os grupos apresentaram os resultados da pesquisa e montaram uma ficha técnica do astro, destacando: distância em relação ao sol, diâmetro, formação, velocidade média orbital, satélite, temperatura média, atmosfera, massa, tempo de translação e rotação e gravidade.  

Para montar a escala, o professor de Física lecionou uma aula, retomando o conteúdo de grandezas e medidas, sobretudo, as medidas astronômicas, como Unidade Astronômica e ano-luz. Além disso, foi abordado nesta aula o conceito de escala e de forma coletiva, foi montado um quadro com as escalas de diâmetro e distância do Sistema Solar.  

No dia da exposição, a equipe mediu cuidadosamente as posições dos astros na área externa em frente à escola, fincamos as plaquinhas com a ficha técnica dos astros e o protótipo tridimensional dos planetas. Para fazer o protótipo, utilizamos massinha de modelar, adesivo termofixo, bolinhas de isopor, tinta guache, massa corrida, entre outros materiais.  

PORTAL SBN