facebook twitter youtube instagram telegram whatsapp linkedin
Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Inscrições para bolsas integrais de graduação começam nesta quarta no ES: veja como participar

São 1.300 bolsas integrais para o capixaba realizar a sua graduação em uma das 20 instituições de ensino superior localizadas em municípios da Região Metropolitana e do interior.
WhatsApp Telegram Facebook Twitter Linkedin
Educação - Oputunidade

Quem concluiu o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola particular na condição de bolsista e fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 ou 2021 pode disputar uma das bolsas ofertadas pelo governo do Espírito Santo para fazer a graduação sem custo. O Programa Nossa Bolsa 2022/02, que abre as inscrições nesta quarta-feira (1º).

O segundo edital do Nossa Bolsa em 2022 foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e já pode ser acessado.

São 1.300 bolsas integrais para o capixaba realizar a sua graduação em uma das 20 instituições de ensino superior localizadas em municípios da Região Metropolitana e do interior.

Ao todo, 40 opções de cursos estão à disposição para a escolha da população. Entre as opções estão os cursos de direito, enfermagem, administração, fisioterapia e psicologia.

As inscrições serão abertas a partir das 9h e terminam às 23h59 do dia 12 de junho.

Os interessados podem realizar a inscrição no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.

Quem pode participar

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição.

Por isso, é preciso informar o CEP para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa o cidadão que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública localizada no ES
  • Ter cursado completamente o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no ES
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no ES
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no ES
  • Ter cursado o ensino médio e/ou curso técnico nas escolas do movimento de educação promocional do ES

Quem não pode participar

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação

PORTAL SBN