Jaguaré vai iniciar construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Jaguaré vai iniciar construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto

Com a construção de mais uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, em breve Jaguaré chegará a 100% de capacidade sanitária no Centro e bairros vizinhos e 80% em todo o município
- Jaguaré

A Prefeitura de Jaguaré já tem os recursos necessários para iniciar as obras de construção do Emissário e Estação de Tratamento (ETE) e Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Sanitário no trecho entre o Bairro Boa Vista e o Córrego Caximbau. O processo licitatório será realizado nos próximos dias para a definição da empresa que irá construir a estrutura que irá garantir segurança sanitária para a região. O valor total do investimento, realizado em convênio com o Governo do estado é de R$ 6.120.359,53

A construção da ETE e da Estação Elevatória no Bairro Boa Vista vai beneficiar uma população estimada em 19.000 moradores. Com a finalização dessas estruturas e da ETE que está em construção no Bairro Irmã Tereza, atrás do Estádio Conilon, elevará para 100% a capacidade de tratamento de esgoto no Centro e bairros vizinhos, ou 80% de todo o município.

A obra garantirá mais conforto e qualidade para a região e os recursos foram obtidos por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano - Sedurb. Para o prefeito Marcos Guerra, essa obra vai promover o desenvolvimento da região de forma sustentável e é mais uma ação da Prefeitura no sentido de adequar o município para novos tempos. “Estamos buscando medidas estruturantes para garantir atendimento às necessidades das comunidades e, ao mesmo tempo, garantir que o município tenha condições de receber investimentos maiores futuramente”, ressaltou o prefeito.

Sustentabilidade
A importância de investir em tratamento de esgoto no município está na adequação das condições de saneamento que, se não forem feitas, podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas além da degradação de corpos d’água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública. 

Outra importante razão para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente. As substâncias presentes nos esgotos exercem ação insalubre poluindo os rios, pois, a matéria orgânica pode causar a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido provocando a morte de peixes e outros animais. Portanto, o tratamento dos esgotos contribui com a saúde da população e preserva o meio ambiente garantindo a qualidade das águas. 

A ETE é responsável por receber o esgoto coletado no município e dar o tratamento adequado, sendo a última etapa do sistema de esgotamento sanitário. De forma geral, um município que trata seu esgoto garante maior qualidade de vida para sua população.

PORTAL SBN | ASCOM

Últimas da Bahia

Veja Mais +