Junho Laranja: Hospital Dr. Jayme Santos Neves adere à campanha de luta contra queimaduras

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Junho Laranja: Hospital Dr. Jayme Santos Neves adere à campanha de luta contra queimaduras

De janeiro a abril deste ano, a unidade realizou 1.646 atendimentos entre consultas e procedimentos ambulatoriais no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ)
Saúde - Espirito Santo

Junho tem início com uma importante mensagem à população sobre os cuidados e a prevenção às queimaduras. A unidade referência para o atendimento adulto aos acidentes com queimaduras, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, terá a fachada iluminada de laranja durante todo o mês. O hospital também participa da campanha da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), com o objetivo de conscientizar os capixabas para o número elevados de acidentes com queimaduras.

De janeiro a abril deste ano, a unidade realizou 1.646 atendimentos entre consultas e procedimentos ambulatoriais no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Um aumento de 16%, se comparado ao mesmo período de 2021, que teve 1.411 atendimentos. Durante todo o ano passado, foram mais de 3.800 atendimentos entre internações, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

A médica cirurgiã plástica Marcelle Gaigher, coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados, do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, alertou para a realidade difícil entre aqueles que sofrem de queimaduras. “É difícil e, por vezes, angustiante. Aqueles que buscam atendimento médico, em sua maioria, sofrem de intensa dor e o impacto emocional também é grande”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, são pacientes com alto índice de permanência hospitalar, com uma média de 30 dias de internação. Outro dado importante, segundo a médica, é em relação ao perfil de usuários atendidos, sendo a maioria homens na faixa etária entre 30 e 45 anos.

Ao longo do mês de junho, a unidade vai promover ações para a conscientização e os cuidados sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que eles podem causar, com palestras voltadas para os profissionais da unidade. As palestras são promovidas com o apoio da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

Além disso, na entrada principal do hospital, acompanhantes e profissionais poderão participar de atividades educativas sobre o tema. A unidade também promove o Cinesioterapia do CTQ, com uma tarde de cinema aos pacientes queimados internados. 

Mais de 15 dias de tratamento após acidente com churrasqueira.

Confirmando o perfil observado no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Dr. Jayme, o professor Cláudio José Reis Junior, de 33 anos, que está há mais de 15 dias internado, contou que estava em uma festa de casamento quando colocaram álcool na churrasqueira e ela explodiu. Ele sofreu queimaduras de segundo grau na face, pescoço, tronco e membros superiores e inferiores, chegando a ter 35% do corpo queimado, após um acidente com álcool e fogo em uma churrasqueira. 

“Não vi direito o que aconteceu. Estava em uma festa e a churrasqueira era um tacho. Colocaram álcool para acender o fogo e de repente aquilo tudo explodiu. O fogo veio no meu rosto e nas minhas roupas. Me joguei no chão para apagar. Quando acordei já estava no hospital”, disse Cláudio Reis.

A médica Marcelle Gaigher ressaltou que as queimaduras, além de serem impactantes, também causam prejuízos sociais. “Esse rapaz, por exemplo, está afastado da família há mais de 15 dias, além de impossibilitado de voltar ao trabalho e ao convívio com a noiva. Ele teve o rosto queimado e ainda vai precisar de suporte por algum tempo, pois não há previsão de quando poderá voltar para casa”, completou.

PORTAL SBN | ASCOM

Últimas da Bahia

Veja Mais +