Municípios da Região Norte de Saúde recebem capacitações para uso de sistema de informação em saúde voltado à APS

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Municípios da Região Norte de Saúde recebem capacitações para uso de sistema de informação em saúde voltado à APS

Espírito Santo - Saúde-sus

Com o sistema de informação e-SUS Atenção Primária (APS) Multimunicipal ofertado pelo Governo do Espírito Santo aos municípios capixabas, a Superintendência Regional de Saúde Norte tem realizado um importante trabalho com as cidades que compõem a região nas atividades do dia a dia dos profissionais da APS.

É por meio de capacitações e suportes presenciais que a Superintendência tem garantido a agilidade no tratamento de dados e auxiliado na otimização dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Um diferencial ofertado pela Superintendência aos municípios da regional norte é a capacitação de forma presencial e gratuita a todos aqueles que aderirem ao sistema. Realizamos a capacitação com todos os profissionais da APS, e com esse diferencial, é possível dar mais qualidade aos dados e ao trabalho a ser desenvolvido nas unidades de saúde”, informou a referência do e-SUS APS Multimunicipal da Regional Norte, Daniéster Braga.

As capacitações ocorrem de acordo com a demanda dos municípios e sempre após o treinamento on-line que recebem pela Secretaria da Saúde (Sesa).

O e-SUS Atenção Primária (APS) Multimunicipal é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Sesa e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que tem por objetivo a garantia da inserção de tecnologia no Sistema Único de Saúde capixaba. E é com este sistema que os municípios têm acesso também à ferramenta de prontuário eletrônico do cidadão.

Todo processo, tanto de adesão quanto de uso, é gratuito. Além disso, os dados fornecidos que auxiliam às tomadas de decisões para as gestões estadual e municipal no desenvolvimento e melhorias da APS, assim como a formulação pelo Estado de painéis de indicadores disponibilizados aos gestores municipais.

Atualmente, dos 14 municípios que compõem a Regional Norte, Água Doce do Norte, Montanha, Pedro Canário e Mucurici já fazem uso do sistema estadual. Três cidades estão em processo de implantação. A meta da Superintendência é que 100% das cidades passem a utilizá-lo em breve.

“Em breve 50% da região estará usando a plataforma, o que significa um grande passo para a regionalização e qualificação dos dados da Atenção Primária capixaba, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Com isso, a assistência à saúde acontece de forma certa e no momento certo”, afirma a referência técnica da APS da Regional Norte, Fabíola Sossai.

 

Sistema é facilitador nos serviços de saúde

Um dos grandes benefícios que o e-SUS APS Multimunicipal traz ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo é o compartilhamento de prontuário. Desta forma, cidadãos residentes de um município que por ventura precise de atendimento em outra cidade, terão este facilitador, uma vez que os profissionais de saúde poderão ter acesso às informações, como o histórico clínico do paciente, saber quando se consultou, quais exames foram solicitados, o resultado desses exames, por exemplo.

“Muitas vezes o paciente esquece o exame que realizou, não lembra o nome do medicamento que precisou tomar, por exemplo. Todas as informações estarão disponíveis no prontuário eletrônico de forma compatível entre os municípios que utilizam o e-SUS APS Multimunicipal e o profissional habilitado poderá acessar e, assim, ofertar um atendimento ainda mais de excelência”, explicou a referência do e-SUS APS Multimunicipal da Regional Norte, Daniéster Braga.

O sistema promove aos profissionais de saúde o compartilhamento de informações clínicas dos usuários, de forma segura, uma vez que os municípios que aderem a esta plataforma estadual recebem vantagens como segurança de dados, backup, atualizações de versões, além do suporte técnico.

Na Região Norte de Saúde, o Centro Regional de Especialidade (CRE) de São Mateus e a Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, já utilizam o sistema.

PORTAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

Últimas da Bahia

Veja Mais +