Profissionais da saúde da Região Norte participam de capacitação sobre sistema de informação da Vigilância em Saúde

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Profissionais da saúde da Região Norte participam de capacitação sobre sistema de informação da Vigilância em Saúde

“O treinamento teve como objetivo capacitar os técnicos municipais para utilizar as ferramentas do e-SUS
Saúde - Espírito Santo

Com o objetivo de fortalecer o uso da tecnologia de informação na saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde Norte (SRS Norte), realizou, nessas terça-feira (21) e quarta-feira (22), uma capacitação para as novas funcionalidades do sistema e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), sistema oficial para a notificação compulsória no Espírito Santo.

O evento foi destinado aos profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde (APS) dos 14 municípios que compõem a Regional Norte de Saúde.

“O treinamento teve como objetivo capacitar os técnicos municipais para utilizar as ferramentas do e-SUS, como os painéis que convertem os dados que são lançados nesse sistema em gráficos e tabelas com filtros e imagens. Fica mais fácil de acompanhar e consultar os resultados, de ver o progresso e o agravo de determinadas doenças”, destacou o chefe do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS Norte, Jean Eduardo Matachon. 

O curso foi ministrado por Whisllay Bastos, prestador de serviços da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e contou também com a presença de Raquel Hilário e Rodrigo Andrade, representantes da Subsecretaria de Vigilância da Sesa.

Whisllay Bastos explicou que, após a capacitação, os profissionais estarão mais qualificados para utilizar a ferramenta, além de potencializar as análises de dados e a gestão das informações, articulando ações mais efetivas para cada localidade.  

“Não conseguimos intervir naquilo que não conhecemos. O sistema e-SUS VS coleta os dados e decifra as informações. Assim, podemos construir indicadores, mapas, enfim, tem uma gama de informações que podem atender melhor a população. Com essa ferramenta, os profissionais vão conhecer a quantificação dos casos, quais as populações acometidas, onde o problema está mais concentrado, em que período ele ocorre com mais frequência, ou seja, haverá uma gestão melhor, com intervenções mais adequadas”, ressaltou Bastos.

A enfermeira Rafaela Pereira Costa, que atua na Vigilância Epidemiológica do município de Jaguaré, participou da capacitação e destacou a importância de aprender e entender as novas funcionalidades do sistema. “Depois que começamos a usar o e-SUS VS, várias ferramentas foram criadas no sistema. Por isso, essa capacitação é de suma importância, porque aprendemos a utilizar o programa, que é amplo e facilita muito no lançamento de dados.  Podemos criar vários relatórios e, quando aprendemos mais, podemos melhorar nosso trabalho”, disseu.

PORTAL  SBN |  SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS 

Últimas da Bahia

Veja Mais +