facebook twitter youtube instagram telegram whatsapp linkedin
Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Seis coisas que causam sensibilidade dental

WhatsApp Telegram Facebook Twitter Linkedin
Estilo De Vida - Dicas

Os dentes são formados pelo esmalte, a dentina e a polpa. Esses elementos precisam estar bem alinhados para um perfeito funcionamento do sorriso, caso contrário, acontecerá um desequilíbrio.

A sensibilidade dentária é um exemplo disso, ocorre quando o esmalte do dente está enfraquecido, deixando o dente mais exposto e desprotegido. Assim, os estímulos que recebemos de fora acabam gerando uma dorzinha chata e desconfortável, que atingem a polpa do dente - camada mais interna onde encontram-se os nervos e vasos sanguíneos.

Mas você sabe como evitar?

Refrigerantes

Às bebidas gaseificadas têm em sua composição ingredientes ácidos e corrosivos que acabam degradando os elementos dentários. Quando os componentes da fórmula entram em contato direto com a estrutura do dente, o líquido dá início ao processo de gasto. Além disso, a ingestão desse tipo de bebida levará a erosão, que é exatamente o desgaste da estrutura dentária, gerando assim, a sensibilidade.

Vinagre
Assim como as bebidas gaseificadas, o vinagre também é um dos componentes que mais podem gerar a sensibilidade dentária. Isso por que, a acidez de alguns itens, pode acelerar o processo de desmineralização do esmalte dentário, deixando a camada protetora mais fraca e assim, expondo as partes sensíveis.

Frutas Cítricas
O consumo de frutas cítricas, como morango, kiwi, laranja e limão também podem causar sensibilidade por conta dos ácidos que esses tipos de frutas contém além de enfraquecer os dentes corroem o esmalte causando danos e desconforto.

Doces
Algumas pessoas têm a sensação de dor ao consumir alimentos doces. Isso porque os doces são as comidas mais fáceis de causarem algum tipo de incômodo quando o esmalte do dente está desgastado, sem poder cumprir seu papel de ‘protetor’.

Bebidas geladas
A sensibilidade à alimentos e bebidas frias é bastante comum. Por isso, evite certos alimentos como sorvetes, açaí e sucos muito gelados.

Bebidas quentes
Do lado oposto a esta sensibilidade, estão os alimentos muito quentes.  A mudança de temperatura estimula a dentina exposta, provocando pontadas agudas na região. Por isso, evite o consumo de alimentos extremamente quentes eles deixarão seus dentes mais sensíveis.

PORTAL SBN