Setur e Aderes publicam edital para aquisição de peças de artesanato capixaba

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Setur e Aderes publicam edital para aquisição de peças de artesanato capixaba

Serão escolhidas instituições que representem as dez regiões turísticas do Estado
Cultura - Espírito Santo

A Secretaria de Turismo (Setur) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) recebem, até o dia 27 de maio de 2022, propostas das Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) sem fins lucrativos, dos segmentos do Artesanato, Cultura e Turismo, para participar do Edital de Artesanato de Identidade Capixaba.

O objetivo é fortalecer a produção do artesanato no Espírito Santo, adquirindo peças que serão utilizadas na divulgação do Estado. Todas as informações estão disponíveis em https://bit.ly/3y7BTqJ.

Serão escolhidas instituições que representem as dez regiões turísticas do Estado. As instituições selecionadas deverão buscar nos territórios das regiões turísticas os artesãos que produzam peças que representem a região, observando as especificações contidas no edital.

“O que desejamos com este edital é valorizar nossos artesãos e o artesanato de identidade capixaba, estimulando e levando estes artistas, por meio de suas peças, a eventos dos mais variados, que é onde faremos a divulgação dos atrativos turísticos de nosso Estado”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, acrescentando que o artesanato é um grande mecanismo de divulgação dos atrativos turísticos e gerador de emprego e renda.

O edital contém a identificação de ícones/referências das regiões turísticas, facilitando para entidade apresentarem suas propostas. O valor total investido pelo Governo do Estado é de R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais), conforme termo de referência em anexo no Edital. O prazo de execução é de 12 meses.

Seleção

Na página 29 do Edital há uma tabela com a quantidade de peças, valores e temáticas correspondentes para cada uma das dez regiões turísticas, como, por exemplo, a Região Sul Capixaba dos Vales e do Café, que deverá apresentar pios de madeira, algo referente ao atrativo natural Frade e a Freira, Café e a Folia de Reis. No total, o que se pretende com o valor investido é a disponibilização de 685 unidades de souvenir, 2.500 de mini souvenir e 85 unidades de decoração, que serão usadas para fins de promoção turística, como feiras, congressos e na recepção de autoridades. 

Especificações das peças

- Mini Souvenir: peças de artesanato confeccionadas com dimensões de até 10cmx10cmx10cm e peso de até 200g, que serão utilizadas para distribuição ao público de feiras e eventos;

- Souvenir: peças de artesanato confeccionadas com dimensões de até 30cmx30cmx30cm e peso a partir de 200g até 600g, que serão utilizadas para recepção de visitantes em agendas oficiais e em feiras e eventos;

- Decoração: peças de artesanato confeccionadas com dimensões de até 100cm e peso de até 3kg, para serem usadas na decoração de feiras e eventos.

O procedimento de seleção será de acordo com a Lei Federal Nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei Federal nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015, além das condições previstas no Edital.

Últimas da Bahia

Veja Mais +