TSE já registra 7 pesquisas eleitoral para as eleições de 2022 no Espírito Santo

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

TSE já registra 7 pesquisas eleitoral para as eleições de 2022 no Espírito Santo

Pesquisas eleitoral pode ser consultadas por qualquer cidadão na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Política - Pesquisa

Até a data de 25 de maio de 2022 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais ja registram que, deste o mês de fevereiro deste ano foram registradas 7 pesquisas.

As pesquisas de opinião sobre as Eleições 2022 e eventuais candidaturas ao pleito podem ser consultadas por qualquer cidadão na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). 

Ao acessar, o interessado pode obter informações como: número de registro; período em que foi realizado o estudo; margem de erro; nível de confiança; quantidade de entrevistas; nome da entidade que fez o levantamento; e, se for o caso, de quem a contratou.

Além de contribuir para tornar o processo eleitoral mais transparente, a medida torna-se especialmente útil para que os eleitores não sejam vítimas de fake news, uma vez que poderão conferir a veracidade do que é divulgado nas redes sociais, por exemplo.

Ainda que as pesquisas sejam feitas com vários critérios, dados confiáveis e a supervisão de um estatístico, as pesquisas eleitorais não se baseiam em valores absolutos, mas sim em estimativas. Além disso, a validade das pesquisas eleitorais depende da opinião pública, que varia constantemente. Por isso os resultados não são exatos, e são acompanhados sempre da chamada margem de erro.

A margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erro que o resultado de uma pesquisa pode ter. Ela vem sempre acompanhada do nível de confiança, que é o número de vezes que a pesquisa pode ser repetida e o resultado será sempre um valor próximo.

Por exemplo: vamos supor que um candidato apareça com 23% das intenções de voto. Levando em consideração a margem de erro padrão de 2 pontos percentuais, ele terá entre 21% e 25% dos votos. Se repetirmos esta pesquisa, ela deverá apresentar este mesmo resultado em 95% das vezes em que for realizada, já que este é o percentual padrão do nível de confiança.

A margem de erro também determina quantas pessoas deverão ser entrevistadas. Quanto mais se desejar uma pesquisa com um maior nível de confiança e uma menor margem de erro, mais pessoas deverão ser ouvidas.

Veja a baixo as pesquisas já registradas no TSE

Últimas da Bahia

Veja Mais +