Vereadores aprovam 20 indicações com obras para o Distrito de Nativo

Portal SBN
Quarta, 20 de outubro de 2021, 16:15:21

Vereadores aprovam 20 indicações com obras para o Distrito de Nativo

Foram aprovados ainda quatro projetos de lei, incluindo doação de área para instalação de Delegacia da Polícia Civil, fixação de tarifas do Saae e criação de oportunidades para o primeiro emprego de jovens mateenses.
Legislativo - Sao Mateus

Realizada na Escola Comunitária Rural Municipal (Ecorm) Maria Francisca Nunes Coutinho, a primeira sessão ordinária itinerante da Câmara de São Mateus em 2022 ficou marcada pela participação maciça de representantes das comunidades que integram o Distrito de Nativo de Barra Nova. A sessão plenária da noite desta terça-feira (5/07), com a participação de todos os vereadores, terminou com a aprovação de três moções, em reconhecimento ao trabalho de líderes comunitários, e de 20 indicações com obras e serviços para as comunidades do distrito. Foram aprovados ainda quatro projetos de lei, incluindo doação de área para instalação de Delegacia da Polícia Civil, fixação de tarifas do Saae e criação de oportunidades para o primeiro emprego de jovens mateenses. Quatro representantes fizeram o uso da Tribuna Livre no Pequeno Expediente.

Praticamente em casa, os vereadores Adeci de Sena, Carlinho Simião, Paulo Fundão (presidente) e Delermano Suim, pelas conexões familiares e comunitárias com o Distrito Nativo de Barra Nova, foram os que mais fizeram intervenções, além do líder do Prefeito, vereador Cristiano Balanga. Das lideranças locais, os parlamentares ouviram demandas e também muitos elogios pela nova postura da Câmara Municipal, mais democrática e aberta à participação dos diferentes segmentos que formam a sociedade mateense. Elogios também foram dirigidos ao prefeito Daniel Santana e a sua equipe de governo.

INDICAÇÕES

APROVADAS

Mostrando amplo conhecimento das demandas das comunidades do Distrito de Nativo de Barra Nova, que engloba principalmente comunidades da faixa litorânea sul mateense, os vereadores aprovaram indicações diversas, com foco majoritário em abastecimento de água potável, mobilidade e atendimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

Na lista de indicações estão a ativação do consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde Regina Maria da Silva, localizada na Vila do Nativo, e a implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Foi indicada ainda perfuração de poços artesianos nas comunidades de Nativo, Barra Nova (Sul e Norte), Campo Grande, Uruçuquara, Barra Seca, Ferrugem e São Miguel.

Os vereadores aprovaram indicações também para aquisição de área a fim de viabilizar a futura implantação de uma escola estadual de ensino médio, além da reforma da quadra poliesportiva e da construção de muro na Ecorm Maria Francisca Nunes Coutinho, que funciona com turmas de educação infantil, de ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outra indicação diz respeito a estudo de viabilidade econômica e financeira para instalação de placas geradoras de energia solar nas escolas municipais, contemplando naturalmente o distrito.

Em infraestrutura, as indicações contemplam a disponibilização de depósito de argila para Campo Grande, a instalação de redutores de velocidade em quatro pontos estratégicos na Vila do Nativo, assim como construção de novas pontes na Gameleira e na travessia do canal aberto pelo então Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), no término do trecho asfaltado da ES-315, próximo da Fazenda da Ponta, neste caso com intervenção do DER. 

Nesse segmento, os vereadores indicaram extensão de rede elétrica com luminárias para a Comunidade Ranchinho, e instalação de posto policial e de sistema de videomonitoramento na Vila do Nativo.

Outro equipamento público importante para a população local, o Cemitério do Nativo recebeu indicações para pavimentação da via de acesso e do estacionamento, além da construção de banheiros, com instalações elétrica e hidráulica.

Por fim, para facilitar o acesso dos visitantes, os vereadores ainda aprovaram uma indicação para instalação de placas informativas nas comunidades de Barra Nova Sul, Barra Seca, Campo Grande, Candeias, Cedro, Ferrugem, Gameleira, Ilha Preta, São Miguel e Uruçuquara, além da própria Vila do Nativo, que é a sede do distrito.

Durante os debates, os vereadores recolheram também, em tempo real, sugestões das próprias lideranças das comunidades, principalmente relacionadas a agilidade para reforma e ampliação da escola, construção de centro de educação infantil e de poço artesiano profundo, de grande vazão e com sistema de bombeamento, além de reforço no maquinário que atende aos produtores rurais e de melhoria na unidade de saúde.

PORTAL SBN | ASCOM

Últimas da Bahia

Veja Mais +